Arte Mahikari

http://sukyomahikari.org.br/

Desde 2002, quando começei a receber a Luz Divina através da Arte Mahikari, percebi que ali estava o que procurava, além de ajudar os outros, tinha uma ampla compreensão taoísta das Leis que regem o Universo...
Me tornei voluntária e todo dia, buscamos a purificação espiritual, mental e física, aliando a força alheia com a força individual...

_____________________

"Céu, Terra, tudo é voz de Deus. É pleno de Princípio Divino. É movimento rítmico de todos os mecanismos produzidos pelo grande amor de Deus (cruzamento perfeito da grande misericórdia com a grande severidade). É o sopro da essência espiritual de Deus. Por esta razão, todas as coisas respiram...
Goseigen pág. 18


_____________________________
Compreenda melhor o que é esta arte:
www.sukyomahikarieurope.org/pt/

---------------------------------------------------------------

 SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNICIPAL DA SUKYO MAHIKARI na Câmara Municipal do RECIFE - 28. abr. 2016























SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO DIA ESTADUAL DA SUKYO MAHIKARI EM PERNAMBUCO - 27 de abril de 2016


Hiroki Shimizu - Orientador Superior, Sede de Orientação para a América Látina
Hidekazu Sakamoto -Presidente da Sukyo Mahikari, Sede Brasil



































Ato solene oficializa comemoração do Dia da Sukyo Mahikari

Assembléia Legislativa da Cidade de São Paulo - 28 ago 2013


Por iniciativa do deputado Jooji Hato (PMDB), foi realizado nesta quinta-feira, 29/8, ato solene em comemoração ao Dia Estadual da Sukyo Mahikari. "Essa cerimônia tem o objetivo de oficializar o 27 de fevereiro como o Dia Estadual da Sukyo Mahikari em São Paulo. Tenho certeza de que a partir do ano que vem teremos todo ano, nessa data, uma grande festa", disse Hato. A Sukyo Mahikari atua no Estado desde 1971.

O deputado lembrou que a entidade religiosa tem dado grande contribuição aos brasileiros através da purificação, livrando-os das doenças e trazendo de volta a harmonia e a prosperidade. Trata-se de um resgate do que o ser humano tem internamente, ele resumiu.


No momento atual, em que drogas e violência marcam presença, salientou Hato, "é possível a qualquer um de nós irradiar uma energia benéfica que ajuda nossos semelhantes".


A criação do Dia Estadual da Sukyo Mahikari foi definida como motivo de honra e alegria pelo mestre espiritual da entidade, Koo Okada. "Vim especialmente do outro lado do mundo para agradecer em pessoa essa homenagem", ele afirmou.


Okada lembrou que em 27 de fevereiro se celebra o nascimento (em 1901) do mestre fundador da Sukyo Mahikari, Kotama Okada, e o dia em que este recebeu (em 1959) uma revelação divina, proclamando que céu e terra são uma vibração do espírito de Deus.


"São Paulo, cidade considerada um caldeirão de raças, povos e credos, está sendo pioneira em reconhecer a importância do 27 de fevereiro. Vamos fazer do século 21 um século de espiritualidade, para que haja uma renovação, para que as coisas tenham um recomeço", conclamou o mestre.


Também participaram do ato solene, entre outras autoridades, o presidente da Sukyo Mahikari na América Latina, Hiroki Shimizu, e o ex-ministro Almino Affonso. "A presença de Koo Okada em São Paulo significa uma mensagem de espiritualidade que se irradia por todo o país", disse Affonso.


A Sukyo Mahikari é uma entidade internacional sediada no Japão e fundada em 1959 por Kotama Okada. Seu objetivo é contribuir para a criação de uma civilização mais pacífica e harmoniosa, a partir da ideia de que a origem do mundo e de todos os seres humanos é uma só: o Deus criador.


Ato Solene em Comemoração ao Dia Estadual da Sukyo Mahikari

Mestre da Sukyo Mahikari, OSHIENUSHISAMA - Koo Okada

Galeria do Plenário JK da Assembleia








Publicado em 30/05/2013
"O Futuro está em suas mãos"

Dr. Andris Tebecis - Autor

Sukyo Mahikari é uma organização internacional na qual as pessoas se dedicam para ajudar na construção de um mundo melhor, através da prática das Leis Universais e também irradiando a Luz de Deus com a mão.
As pessoas evoluem espiritual, mental e fisicamente, e a vida como um todo pode ser influenciada de uma maneira maravilhosa. Há praticantes de origem cristã, budista, xintoísta, islâmica, judia, todo tipo de gente.
Esta é uma organização mundial, com praticantes em mais de cem países. São pessoas não apenas de diferentes religiões, mas também de diferentes grupos étnicos, diferentes idiomas e sistemas de Educação. Foi isso que eu considerei tão impressionante sobre a Mahikari.
Eu estive envolvido em pesquisas sobre o cérebro por mais de dez anos antes de conhecer a Mahikari e percebi que, de alguma maneira, nós não alcançamos o âmago da mente, das funções de saúde, comportamento e coisas de natureza profunda.
Depois de ter estado na Neurofisiologia, Munich University, Clínica Neurológica na Basel University na Suíça, tive a oportunidade de ir para o Departamento de Medicina Psicossomática na Escola de Medicina da Universidade de Kyushu, onde o professor estava muito interessado em coisas que vão além da abordagem normal, convencional. E foi durante esse período em que estive no Japão que eu tive contato pela primeira vez com a Organização Mahikari, numa Conferência Internacional, e o que me impressionou foi que as pessoas não estavam fingindo. A gente pôde efetivamente irradiar a luz que influencia a matéria, os seres humanos, e até mesmo plantas e animais.
Eu procurei por algo complementar.
Após mais de trinta anos de pesquisa e experiência, posso ver que a Luz realmente atinge todas as coisas - o aspecto espiritual. Eu acredito verdadeiramente que a Mahikari é algo como um tipo de elo perdido para compreender a verdadeira Ciência. Não se pode ir muito longe lidando com o aspecto físico. Mesmo Físicos Nucleares estão falando agora sobre algo como um reino misterioso. As pesquisas os estão levando a algo que se poderia, bem, realmente ser chamado de Religião.
No campo da Medicina, você poderá se surpreender ao saber que nos Estados Unidos, por exemplo, centenas de Escolas de Medicina hoje possuem aula de Espiritualidade em seu currículo como parte do treinamento para os futuros médicos.
Na Educação, as pessoas estão percebendo que há algo a mais na vida do que conhecimentos estudados, fatos, e acúmulo de informação. Algo conhecido como Valores, algo que vai além da personalidade.
Quando dizemos Dimensão Espiritual, claro que tudo tem um aspecto espiritual que vai além da mente. Por exemplo, nos humanos existe a alma, ou o aspecto espiritual. Quando as pessoas morrem, elas perdem o corpo físico, e é isso que é chamado espírito. Depois da morte, quando as pessoas morrem, normalmente os espíritos vão para um local denominado reino espiritual, mas há aqueles que não vão.
Ao transmitirmos a Luz Divina, ou seja, irradiar essa energia, esse ponto de luz da mão em direção à testa da outra pessoa, eles (espíritos) também recebem a luz e seu benefício. Eles são purificados, com o tempo encontram a paz, e podem até mesmo partir. Assim, muitos problemas das pessoas melhoram quando elas recebem essa purificação.
Inicialmente, quando eu me envolvi com a Organização Mahikari, eu me comovi com o fato de que isso realmente funciona! Afinal, todo cientista tende a ser muito cético.
Veja bem, o objetivo da Sukyo Mahikari é construir um mundo realmente maravilhoso. O reino espiritual opera em todos os aspectos da vida, e na agricultura também.
A origem do mundo e de todas as coisas é uma só.
É claro que as pessoas que colaboram já estão fazendo boas coisas para o mundo. Mas, como eu disse, eu sinto que o aspecto espiritual está amplamente negligenciado por muitas pessoas que nem se dão conta disso.
A Luz e os princípios do Universo se aplicam a todo mundo, e é por isso que eu escrevi esse livro, para que as pessoas possam compreender como caminhar para o bem comum da humanidade, e também individualmente.
Eu também trato das diferentes disciplinas da vida - ou melhor dizer áreas - como Medicina, Ciência, Religião em si, Economia, Agricultura e coisas assim. A minha esperança é que eu consiga mostrar como tudo está se encaminhando para um nível elevado, uma civilização maravilhosa.























Família olindense a caminho da Luz






Viagem  a Takayama (Japão) cidade sede da SUKYO MAHIKARI
24.10 a 5.11.2012


Parte 1

Queridos kumite do Okiyomesho,

Todos vocês estão comigo nessa Viagem espiritual, portanto estou enviando, quando posso um diarinho das maravilhosas passagens aqui na terra espiritual.

Somo um grupo de 130 Brasilieiros e Latinos, saimos na terça e chegamos na quinta. Calma, tudo dentro do programado. Só de São Paulo a Dubai são 14h30 - deu para dormir, aplicar e receber okiyome a vontade. De Dubai a Tokyo só 9h com direito a ver do alto as montanhas do deserto do Himalaia. Chegamos em paz e fomos muito bem recebidos pela familia Mahikari. Ficamos uma noite em Tokyo e pela manhã da sexta visitamos o Hidama Motomitamaza (Templo da residencia do Oshienushi-Sama) à caminho com céu limpo deslumbrou-se o Monte Fuji, segundo Oneide Dojotyo, visão rara de acontecer e quem vê volta ao japão. Em 4 onibus, fizemos Otamagushi e Omairi coletivo em direção a montanha onde se encontra o Motomitamaza e um brinde com "licor sagrado" . Em seguida subimos mais e mais montanhas e fomos para Takayama. Para relaxar, um belo banho de Ofurô, agradecendo aos mestre por essas delicias do paraiso aqui na terra para nos fortalecer e passar a energia de Pureza ao mundo. Agora o corpo pede cama.
Mas emoções estão por vir....

Quem não quiser ler o diarinho me passe um email para tirar o nome.
Quem quiser, é só eu ter um tempinho que darei mas news.
Muita Luz para todos e tenham um dia radiente.

Parte 2

Tivemos um dia repleto de visitas inesquecíveis:

Hikaru Shinden ou Templo de Luz –
Lugar de reverência ao mestre Sukuinushisama, primeiro Oshienushi da Sukyo Mahikari, o Guia da Humanidade – silêncio e natureza reverência a criação de Deus – Uma pirâmide semelhante a que tem na Guatemala em Tikau, dos Maias – uma a leste e outra a oeste, de frente. Todas as pirâmides estão interconectadas espiritualmente – sentimento de continuidade da humanidade e união das raças. Omairi ao ar livre – dia de sol com os latinos e brasileiros (4 ônibus) tudo em perfeito silêncio, sem fotos, o sentimento é que fotografa e imprime no nosso Tamashi. Bebemos água da fonte, não se leva nem uma folha seca. Ao longo do caminho casinhas representado todos os Dojos do mundo.

Templo Oculto
No pico da grande Montanha Sagrada encontra-se a réplica do Suza, nesta montanha há o molde espiritual do ser humano – esta montanha é vista de um mirante em outra montanha menor – lá subimos uma escadaria para fazermos Omairi e observar o Templo Oculto pela luneta.

Seinenkaikan –
Edifício sede do grupo de jovens Mahikari, local de treinamento para polir a alma, cultivando o sentimento de pureza, limpeza e honestidade, arrodiado por 3 montanhas sagradas e uma incrição em pedra na faixada: “Levar Luz onde não há Luz”

Visita ao Templo Suza –
Dedicado a Deus Supremo – Nave ou arca de Noé para a continuidade das cinco raças e que temos uma única origem Deus Pai” , somos todos irmãos…


PARTE 3

Tivemos uma manhã livre para andar pela cidade antiga, como estava num pequeno gohoshi não fui com o grupo. Fui só, isto é, no ônibus do hotel e com um mapa em espanhol e monossílados em ingles. Uma beleza, as pessoas fazem o maior esforço para entender o que queremos e conseguimos uma comunicação, sempre gentis e com reverencia dissem sempre “Arigato Gozaimashita”  tudo limpo e as casas em toda a cidade não têm murros e sempre uma horta em qualquer espaço, por pequeno que seja é aproveitado. Não tem iluminação pública e ninguém nas ruas à noite, não tem ladrão, nem assassinatos. Vimos alguns mini cemitérios que devem ter morrido alguém de muita velhice. A cidade antiga é bem frequentada por turista, toda em madeira e detalhes mil…

Depois concentracão para o Seminário Superior – a primeira visão do Templo Mundial Suza é inesquecível… Um filmezinho passa na nossa cabeça e lembramos dos rostos de todos vocês e principalmente daqueles que estão meio esmorecidos.  Pareçe  que trazemos vocês para entrar no paraíso junto conosco. O sentimento de gratidão floresce e agradecemos os esforços de anos para chegar até a terra Sagrada da origem da Humanidade – das visitas aos templos, as montanhas sagradas, aos antepassados – tudo é mais incorporado e treina-se o amor e cooperação com o próximo – percebemos esse sentimento no nativo daqui. Entrar na Nave, na Arca de Noé, isto é, no Templo Mundial Suza, é entrar no paraíso, mesmo que seja por alguns instantes, mil detalhes e simbolismos mil que levaríamos anos para assimilar, mas um só momento já vale a pena. Hoje foi o primeiro dia de Seminário, ficamos todos dispostos e ainda temos o grande carinho de ravitalizar o corpo com banho de Ofurô … enfim são superações de limites – limites espirituais, limites de mente e limites do corpo – e muita permissão. Nos sentimos no Paraíso!

PARTE 4

Dia 31 de outubro de 2012 teve a Cerimonia de elevação de grau do Sagrado Omitama, 103 brasileiros e um total de 214 pessoas das cinco raças estavam reunidos no Templo Mundial Suza para mais uma vez renovar os votos de ajudar a levar Luz aos 4 cantos do mundo, além dos reassistentes. A missão recebida nesta terra pelo mestre Sukuinushisama deve continuar com a nossa participação rumo a uma civilização paradisiaca. Aqui é um mundo cheio de detalhes e grandiosidades, montanhas sagradas enormes, templos enormes, detalhes minusculos, quintais minusculos, casas e caros pequenos. Pareçe que o cruzamentos das força opostas está em perfeito equlibrio.
Subir as escadas com indianos, suecos, africanos, latinos, franceses, Americanos, chineses, alemães, noruegueses de forma respeitosa e sunao rumo ao Suza para receber das mãos do Oshienushisama a medalha Sagrada nos envolvia numa mágica de alegria e renovação de forças para seguir o caminho da Luz e dos ensinamentos Divinos, da compreensão da história da humanidade e da nova Civilização que está a chegar, nos envolve de uma energia de compromentimento, humildade, gratidão e aceitação. . . Assim íamos subindo as escada, sem saber qual o critério, eu e Izabel ficamos na primeira fila em frente ao Mestre, nossos números 109 e 110, e ali ficamos a cerimonia toda absorvendo a luz e a delicadeza do mestre, sua voz tranquila e pausada, parecia vinda de outra dimensão, nos tranquilizada e fortalecia para a nossa missão. As 3 figuras trazendo os Sagrados Omitamas, vestidos de roupa tradicional japonesa (kinono), uma mulher e 2 homens, parecia um balé em perfeita sincronia, o andar delicado e cuidadoso, como tudo aqui. O mestre vestido tradicionalmente, tranquilamente repetia os gestos e cumprimentos a cada seminarista, incansavelmente. O altar dourado, as flores, os peixes, o chão vermelho. Tudo nos remetia a uma outra dimensão. O nosso pensamento também, e todos vocês estão aqui e não estão e estão! . . .

Visita ao Museu Memorial da Luz – HIKARUKINENKAM

Inaugurado no dia 8 de abril de 1999 para glorificar as grandes virtudes de Onsoshi Sukuinushisama. O Museu da Luz está repleto de Luz do Amor de Deus e da fervorosa oração do Mestre, onde “a origem da terra é uma só, a origem do mundo é uma só, a origem de humanidade é uma só e a origem das religiões também é uma só”. Além de assistirmos uma filme em desenho animado sobre a vida do Mestre, o último andar é dedicado a detalhes da sua obra, desde a replica da sua casa e dojo até aos objetos usado ao longo da Sua vida. Uma sala em forma de elipse com a imagem do Mestre e dourado nas paredes nos faz sentir a Luz Divina irradiada em todas as direções, além de um eco perfeito de um extremo ao outro. Além dos detalhes interativos  até em 3D com os elementos da natureza e feitos das humanidade. Escrita, dinossauros. Civilizações Mesopotamia, grega,egipcia, Indiana, chinesa, Mesoamérica, andina.  Ainda fiz origami e desenhos de carimbo com lápis cera… sai criança!

PARTE 5

Desfile dos Marikaritai e kumite Internacional

No dia 2 de novembro, na cidade Antiga de Hida-Takayama nos encontramos no templo Xintoísta para a Cerimonia dos Tambores Taikô, após Omairi dos meninos tocadores de Tambores e Cerimonia a caráter, ouvimos os sons ancentrais, parecia a mistura das raças, lembrava sons africanos, indígenas e orientais. Indescrítivel! Os peruanos, mexicanos, chilenos chegavam com roupas típicas da sua região. Como representante do nordeste, fui a caráter, vestida de matuta e distribuindo bruxinhas de panos para as senhoras que assistiam o desfile. Todos alegres e nos cumprimentando sempre com sorrisos e reverências. Arigato Mozaimasu: muito obrigada é a palavra mais usada em qualquer lugar. A banda Marikaritai e o jeito imponente deles desfilarem nos faz acreditar que a futura civilização espiritualista florescerá, eles são o futuro…

53o. Grande Cerimônia de outuno da Sukyo Mahikari – Taisai

Para os kumites internacionais e convidados especiais, ocorreu no dia 3 de nov. 2012, cerça de 2500 pessoas – são 4 dias de Cerimônias, cerça de 10 mil pessoas. Começou com o desfile dos Mahikari com bandeiras de todos os países e flâmulas com o nome de todos Dojos do mundo inteiro, além da banda e meninas balizas… As cinco raças juntas no Templo Mundial Suza para ouvir o ensinamento do Oshienushisama. Altar imenso, um verdadeiro portal para os céus.  Na parte de baixo, representando o horizontal, 15 carpas a nadar de um lado para o outro, nos acalma e nos faz olha para o alto, parte vertical, altar dourado, arrodeado de árvores, flores, pedras, cascata, a imagem do mestre fundador da entidade , no teto lustres luzes cristais, abaixo chão vermelho, bancos vermelhos acolchoados e mil detalhes. Até aí tudo muito lindo e organizado, mas a emoção chegou aos olhos mesmo na hora do ensinamento do Oshienushisama: Falou do desiquilibrio do Ki de Deus com o Ki da atmosfera, provocado pelo homem por causa da cultura materialista. Aí só falou da importancia da REVOLUÇÃO AMBIENTAL, me senti em casa e a sintonia foi imediata; consumo eficiente das energias, reutilização das energias, limites da saturação da terra, colapso econômico, mudança climática, consumo dos recursos naturais, chuva ácida, pegada ecológica, aumento da população, produção de alimentos transgênicos, agrotóxicos… A nova CIVILIZAÇÃO TRIDIMENSIONAL virá com a REVOLUÇÃO AMBIENTAL, reutilizando as energias, acabar com as usinas nucleares, a Alemanha já assumiu esta nova postura e o Japão irá acabar em breve e está implantado mini-usinas hidrelétricas de baixo impacto só com 27m de queda d’água para consumo de 1200 casas. Desenvolvimento tecnológico para industrias levando em conta os princípios DIVINOS. NOVO SISTEMA ECONÔMICO dará o salto para essa nova revolução industrial (Revolução Ambiental), sairemos da era das limitações se fizermos uma civilização tridimensional, com renovação da utilização das energias (práticas para protejer o meio ambiente) _ Construir a Civilização da União – homem com Deus, respeitando a Natureza. Aí compreendi porque o altar ter vários elementos vivos, água, pedra, peixes, árvores, flores. Ter DEUS como Centro – NATUREZA como centro – o PRÓXIMO como centro. Assim esteremos contribuindo para a nova civilização….

Hoje encerra nossa Aventura Espiritual da terra Santa dos nossos primeiros antepassados, é hora de regressar e levar a Consciência para todos, não é o meu satori, e sim a união de todos para ajudar a todos a se elevar, se educar e praticar, começando pela permissão que todos os kumite tem de ser condutor de uma LUZ purificadora, conservar o sentimento limpo (Sunao), vibrar na Gratidão, andar de braços dados com a humildade. Assim teremos serenidade e força para superar o batismo do Fogo.


Inté mais ao vivo e a cores!
Muita Luz para todos
Vera


PS: O diarinho términou, mas a história continua, e, como continua…

Estou na segunda fila, central, atrás do orientador mais baixo


Meu nome em japonês

Em frente ao Templo Mundial Suza - Hida - Takayama - Japão - 31out 2012

Em frente a Montanha Sagrada, onde se encontra o Templo Oculto

Vera, Moacir e Izabel, de Costa subindo os degraus Glorinha

Representantes japoneses e breasileiros em frente ao templo Xintoísta

Local de Treinamento dos Mahikaritai - inscrito na pedra: LEVAR LUZ, ONDE NÃO HÁ LUZ!

Início do desfile da Mahikari

Mahikaritai com as bandeiras dos países

Ala feminina

Desfile

Meninas e a respresentante matuta do Brasil



monte Fuji

Em frente a casa dos mestres - Glória (PE), Ivanildo (AM), Vera (PE), Moacir (PE), Gerlândia (AM) e Dojotyo Oneida (RN)

Em frente ao Suza


Prática de Okiyome do grupo Norte.
Josineusa aplicando a Luz Divina na mi-kumite Rejane,
Olinda, 20 set. 2012






Kumites de Pernambuco no Seminário em Gravatá - jul 2012

Kumite Flávia e seu filho, Daniel, novo kumite do seminário em Gravatá com Mahikaritai



Essência da água

Kumite Noelia e Vera com Santos Shotyo e Diniz Jukambo no Sem. Int. em Natal





Purificação na Praça João Lapa, Varadouro em Olinda - local de ponto de droga, vendas de roubo, prostituição e mendingos - Desde novembro de 2011 alguns kumite de Olinda aplicam okiyome na praça que já mudou bastante, só restanto os mendingos que nos agradeçe quando chegamos para "rezar" - Purificação no dia 31 de maio de 2012 - Mendingos dormem em frente ao cinema abandonado.


Purificação da cidade histórica de Olinda em frente ao cinema abandonado.
 Kumite Flávia e Ivone - 31 maio 2012






Purificação e Maboe na cidade de Olinda, Praia de Casa Caiada, dom, 18 set 2011


Purificação e Maboe na cidade de Olinda, Praia de Casa Caiada, dom, 18 set 2011









Vera no Seminário Intermediário - Campinas SP -  9 out 2005


Vera e Silvia de tornaram kami-kumite - Recife, 1 dez 2002







Foto feito de celular no Okiyomekai de Olinda em jul 2005, na casa da kumite Uiara


Aplicação de Okiyome em Olnda - out 2009



Kumite Eleonora Falcone, de João Pessoa, palestrante sobre a Arte Mahikari na cidade Velha de Olinda - out 2009

Ensinamento para iniciantes - Olinda - out 2009



Seminário que minha amiga Flávia começou a aplicar a Luz Divina, mar 2010
Seminário Intermediário em Salvador, abril 2007

Seminário Intermediário em Salvador, kumite de Pernambuco, abr 2007

Orientador da Oceania e Australia ministrou o Seminário Intermédiario, Salvador abr 2007

As amigas Carla e Amanda se tornaram praticantes da Arte Mahikari em nov 2010





O neto de Clóvis, Tiê, aos 10 anos torna-se Kumite

A família Carlos André Cavalcanti, de braços dados com Deus (4 kumite)

Despedida de Moreira Shotyo - Joelma e vários kumite na casa de Vera e Clóvis, Olinda, ago 2008
Purificação em Garanhuns, abril de 2010 - Sueli, Danielle, Enison, Vera e Delne
Purificação na cidade de Garanhuns, Parque Euclides Dourado, fev 2008

 Purificação a partir da colina em direção a cidade de Garanhuns, fev 2008
Caravana da Luz purificando a cidade de Garanhuns, fev 2008
Prática de Okiyome na casa da Kumite Flávia - Olinda, mar 2010
Palestra sobre Arte Mahikari por Vera em Olinda mar 2010, na casa de Flávia
Mariana e Maria Eugenia, filhas de kumite olindense
Amanda, mais uma filha da kumite olindense Fátima
Mais um kumite de Olinda, Enison -  mar 2009